La GRAN pantalla é um espaço de encontro cinematográfico intergeracional que busca desmantelar estereótipos sobre pessoas idosas por meio do cinema. Buscamos histórias que nos permitam gerar novas leituras e discursos sobre pessoas idosas, além das representações convencionais que geralmente estão associadas a essa fase da vida.
La GRAN pantalla busca se aprofundar em tópicos como sexualidade dos idosos, exclusão digital, solidão indesejada, cuidados paliativos, diálogos intergeracionais, coabitação, idosos LGBTIQ+, morte digna, idosos migrantes e todas as visões que esse grupo populacional possa ter sobre problemas sociais contemporâneos, como a crise climática, mudanças demográficas, novas formas de famílias e organização, conflitos urbanos internacionais, planejamento, arte e mudança social, etc.
A sétima edição deste concurso acontecerá de 30 de junho a 4 de julho de 2026 na cidade de Barcelona, com uma exibição em Mollet del Vallès e Sabadell (Catalunha).
La GRAN pantalla é uma ideia original da ElParlante, uma organização especializada no design, implementação e avaliação de estratégias de comunicação. Há alguns anos, o ElParlante vem desenvolvendo projetos sociais para idosos por meio de teatro, audiovisuais e educação formal.
Todas as informações oficiais serão publicadas em nosso site: www.lagranpantallafestival.com, Facebook: www.facebook.com/lagranpantallabcn e parceiros de mídia.
Na fronteira da Europa e da Ásia, na cidade de 300 anos chamada “Manchester Russa”, no meio dos Montes Urais —
organizamos um Festival Internacional de Curtas-Metragens com uma seleção oficial trimestral e exibições ao vivo todo verão, outono, inverno e primavera.
AGORA ABERTAS: Inscrições para o Ural Shorts Summer 2023
Nossa missão é buscar e descobrir novos talentos na arte de fazer filmes de todo o mundo. Nosso objetivo é mostrar e endossar curtas-metragens independentes de alto nível, independentemente de sua origem, ano de produção ou orçamento. Nosso objetivo final é incentivar e inspirar autores em todos os lugares.
O Ural Shorts consiste em quatro temporadas e um evento anual de premiação. A cada temporada, o comitê de seleção assiste privadamente aos curtas-metragens enviados e escolhe as seleções oficiais. Todos os filmes selecionados entram na competição pelo Season Awards.
Dentro de 10 dias após a publicação da lista de seleção oficial, o júri anuncia os vencedores da temporada. Os filmes vencedores entram no Programa de Exibição nos cinemas e na televisão para que todos possam ver.
Os vencedores de todas as temporadas entram na competição pelos Prêmios Anuais em 18 indicações correspondentes às categorias Principal, Técnica e de Desempenho. E receba um convite para o evento anual de premiação.
O Evento Anual do Ural Shorts acontece em agosto na cidade de Nizhny Tagil, com 300 anos, na fronteira da Europa e da Ásia, chamada de “Manchester Russa” no meio dos Montes Urais. O evento anual de premiação consiste em um programa cultural e educacional, cerimônia anual de premiação, exibições, entrevistas na TV, workshops e outras atividades.
“O Cine Mbareté é um projeto dedicado à criação do primeiro festival internacional de cinema na província de Formosa, sediado em Laguna Blanca. Sonhamos que esta seja a primeira de muitas edições, um evento anual que solidifica nossa cidade como um centro cultural na região NEA (Nordeste da Argentina).
Este festival decorre do trabalho de uma equipe de moradores locais, estudantes do curso técnico em Design de Imagem, Som e Multimídia da Faculdade de Artes, Design e Ciências da Cultura (UNNE Chaco), juntamente com colaboradores do Chaco e Corrientes. Estamos unidos pela convicção de que o cinema é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento comunitário. “Mbareté” — que significa “Força” em guarani — representa o poder desse projeto coletivo.
O logotipo do Cine Mbareté apresenta o Tatú Carreta (Tatu Gigante), uma espécie declarada Monumento Natural Provincial em Formosa. Simboliza resistência, raízes profundas e firmeza. Assim como a Tatú Carreta escava e transforma seu território com tenacidade, nossa equipe avança com determinação para construir um novo espaço cultural do zero, com uma força silenciosa e poderosa.”
Olá!
Temos o prazer de anunciar o Prêmio Global de Publicidade Médica de 2026.
Aguardamos seu interesse e participação.
O Prêmio, organizado pelo Instituto de Desenvolvimento da Indústria da Saúde da Coreia (KHIDI), é uma competição internacional de publicidade médica aberta a todos, incluindo instituições médicas coreanas e estrangeiras (pessoas de todo o mundo), organizações relacionadas, empresas de produção e criadores individuais.
**Este não é apenas mais um festival de cinema. Isso é uma declaração. **
O Festival Internacional de Cinema Subterrâneo de Berlim (BIUFF) é um movimento lançado com uma missão clara e poderosa: construir um **verdadeiro ecossistema** de apoio a vozes independentes e desafiadoras. Não estamos aqui para vender prêmios; estamos aqui para **descobrir talentos e construir futuros**.
**Nossa missão: descoberta em Berlim**
Estamos sediados em Berlim, uma cidade onde a arte brota do concreto e o desafio está em seu DNA, porque acreditamos que o verdadeiro cinema não é fabricado, ele é **descoberto**. A BIUFF é uma plataforma global para todos os criadores independentes — cineastas, roteiristas e fotógrafos que ousam ser diferentes. Estamos procurando histórias pessoais, perspectivas ousadas e honestidade artística.
**A filosofia “4U” **
No centro do nosso festival está um prêmio que transcende todas as categorias: **O Grande Prêmio, nosso Troféu “4U” **. Essa honra suprema é concedida a apenas uma obra por edição que incorpora poderosamente todos os nossos quatro princípios fundamentais:
- **Sem censura**
- **Intransigente**
- **Não convencional**
- **Ilimitado**
**Nosso modelo: híbrido e de suporte**
O BIUFF é mais do que apenas uma competição; é um **festival híbrido** e um verdadeiro ponto de conexão. Embora nosso julgamento inicial seja realizado on-line, a jornada culmina em uma**exibição ao vivo e evento de premiação no coração de Berlim**.
E em nosso profundo compromisso de apoiar você, simplificamos o processo: **com uma única inscrição, seu projeto é automaticamente considerado para todos os prêmios relevantes.** Esta é sua chance de se conectar a uma rede de profissionais com ideias semelhantes de todo o mundo, apoiada pelo Kariz Creative Hub.
**Honrando os heróis desconhecidos**
Finalmente, honramos com orgulho os verdadeiros arquitetos do cinema desafiador. Pela primeira vez, um grande prêmio internacional será dedicado aos **Produtores de Linha e Gerentes de Produção** que, com a arte da resistência, tornam o impossível possível.
Em um cenário digital saturado de competições sem alma e louros vazios, crescemos em uma base diferente: **autenticidade**.
**Junte-se a nós. Inscrever seu trabalho no coração pulsante do cinema independente europeu e mostrar sua voz para o mundo. **
O SMOF na Argentina é o único festival de cinema de animação com foco em stop motion que está ocorrendo atualmente na América do Sul.
Um festival internacional e competitivo, com uma clara ênfase na educação e treinamento audiovisual, promove o cinema e sua criação como ferramentas transformadoras para a sociedade.
Todos os anos, a SMOF oferece competições de curtas-metragens, painéis industriais, workshops, exposições, clínicas, seminários, laboratórios, reuniões, conferências, palestras ministradas por figuras importantes da animação da Argentina e de diferentes partes do mundo, gratuitamente, para facilitar o acesso do público a propostas educacionais e de treinamento de qualidade internacional.
A 16ª edição do Arraial Cine Fest será realizado de 01 a 05 de julho de 2026 de forma online no site oficial do festival, no Centro de Cultura de Porto Seguro e no SESC Porto Seguro.
Pimp My Movie is a festival aimed at young filmmakers (under 30) who want to improve their short films. The Cinémergence association supports the filmmakers by giving them access to more technical, logistical and financial resources. The aim is to help them improve their films through post-production aid.
The shortlisted films will be presented to a jury of industry professionals at our festival in spring 2026. The winners will receive one of our 3 prizes to support them in post-production and pimp their films!
O Galician Freaky Film Festival é o melhor evento cultural e cinematográfico de horrores. De âmbito internacional e especializado em cinema de fantasia com temas de terror, ficção científica ou qualquer subgênero que possa ser enquadrado no conceito de “aberração”.
Fundada em 2017 e sediada em Vigo, a GFFF exibe filmes cuidadosamente selecionados que geralmente são excluídos da distribuição convencional, apresentando estreias mundiais e internacionais nunca antes vistas na Galiza e também oferecendo atividades paralelas, como workshops, reuniões profissionais e sessões especiais para novos talentos.
O GFFF é membro competitivo da Méliès International Festivals Federation (MIFF), uma rede global de festivais de cinema de gênero que abrange 21 países e mais de 800.000 participantes por ano. Essa associação permite que o festival premie o prestigioso Méliès d'Argent ao melhor curta-metragem fantástico europeu em sua seleção oficial.
O compromisso da GFFF com a excelência artística e o envolvimento da comunidade é reconhecido com o prestigioso selo EFFE (Europa para Festivais, Festivais para a Europa), selo de qualidade da Europa para festivais de arte notáveis.
Junte-se às nossas fileiras, malucos!
Only for Spanish Filmmakers.
The Emerging Spanish Film Festival, dedicated primarily to new filmmakers, supports independent cinema to foster alternative auteur cinema, contributing to the development of filmmaking. Among its fundamental objectives is the dissemination and promotion of filmmakers from Castilla-La Mancha and Spain, but especially from the city of Albacete.
O Calella Shorts Film Fest nasceu com a ambição de se tornar um ponto de encontro para jovens criadores, amantes do cinema e profissionais do mundo audiovisual. Este festival celebra a criatividade, a inovação narrativa e o talento emergente, oferecendo uma plataforma para novos cineastas mostrarem seus trabalhos e se conectarem com um público mais amplo.
A primeira edição do festival acontecerá em 12 de junho de 2026, em um dos locais culturais mais icônicos de Calella: a Sala Mozart, um teatro histórico que personifica o espírito artístico da cidade e oferece o cenário ideal para um dia dedicado ao cinema.
O festival orgulhosamente colabora com o INS Bisbe Sivilla, cujos alunos apresentarão vários de seus projetos audiovisuais. A participação deles transforma o festival não apenas em um evento cultural, mas também em uma experiência educacional e profissional. Ele promove o aprendizado prático, o desenvolvimento criativo e o intercâmbio entre estudantes, professores e especialistas do setor.
Jovens diretores terão a oportunidade de ver seus trabalhos na tela grande, receber feedback do público e do júri e fazer parte de um programa que destaca talentos emergentes de Calella e de toda a região de Maresme.
Calella: uma cidade com alma cinematográfica
Localizada entre o Mar Mediterrâneo e o Parque Natural de Montnegre, Calella é uma cidade costeira vibrante com uma rica herança cultural. Conhecida por suas praias, turismo e caráter mediterrâneo, Calella também se tornou um cenário natural para produções cinematográficas, sessões de fotos e projetos audiovisuais.
Ao longo dos anos, suas ruas, praias e cantos icônicos atraíram produtores e cineastas que veem Calella como um set de filmagem ao ar livre. Sua mistura de arquitetura histórica, locais pitorescos e paisagens naturais cria um ambiente inspirador para a criatividade visual.
O Calella Shorts Film Fest visa fortalecer essa conexão entre a cidade e o cinema, celebrando a visão artística e o talento local e promovendo a cultura cinematográfica em toda a região.
O que você encontrará no festival
• Exibições de curtas-metragens selecionados
Obras de jovens talentos, estudantes e criadores emergentes em vários gêneros e estilos.
• Participação especial do INS Bisbe Sivilla
Projetos audiovisuais de estudantes que refletem a criatividade e a dedicação dos programas de treinamento da escola.
• Palestras e sessões com convidados
Conversas com cineastas, profissionais do audiovisual e educadores especializados.
• Prêmios e reconhecimentos
Um júri profissional avaliará e recompensará os trabalhos mais destacados por sua criatividade, técnica e originalidade.
• Uma atmosfera calorosa e cultural
A Sala Mozart oferece um ambiente acolhedor e cinematográfico para todos os participantes.
Somos um pequeno festival que começou com o único objetivo de apoiar e divulgar os muitos curtas-metragens que são criados ano após ano em todo o mundo. Para apoiar autores novos e não tão novos.
Somos um grupo de fanáticos por filmes e nosso festival não tem fins lucrativos, mas para se divertir e se divertir, por isso escolhemos Humor, Comédia e Sorriso como gênero para assumir as rédeas de nossa aventura.
O Me Mondo Fest. busca compartilhar a criação audiovisual em formato de curta-metragem com o maior número possível de pessoas e apoiar o curta-metragem como uma forma de criatividade em si e não apenas como um meio de alcançar longas-metragens.
Buscamos aproximar as exibições de filmes e a arte audiovisual do público em geral, tentando nos afastar dos cinemas e locais habituais desse meio. Tirar os projetores dos cinemas e colocar a imagem em movimento em diferentes ambientes que proporcionam uma maneira diferente de assimilar as obras.
SorsiCorti é um Festival de Curtas-Metragens que combina convívio e interesse pela arte do curta-metragem.
SorsiCorti nasceu da paixão pelo cinema e do desejo de explorar trilhas inovadoras e experimentais de curtas-metragens.
A seleção cuidadosa e precisa, realizada por um comitê de avaliação formado por cinéfilos especialistas, permite que somente curtas-metragens de alta qualidade acessem a projeção do programa.
SorsiCorti desenvolveu uma forte colaboração com a jovem realidade cultural do Piccolo Teatro Patafisico em Palermo, que também se tornou o local oficial das exibições ao vivo. No entanto, vários eventos são realizados na cidade.
Saudação! Somos MONTIFF • Montpellier Indie Film Festival, um festival internacional de cinema com eventos de exibição em Montpellier - França.
Membro do IBERIFF • Iberia Indie Film Festivals, a organização celebra artistas independentes e apresenta novas produções de todo o mundo em Madri (MADRIFF), Barcelona (BARCIFF), Valência (VALÈIFF), Sevilha (SEVIFF) e Lisboa (LISBIFF), que você também pode encontrar aqui, no Festhome!
O MONTIFF compartilha a missão de seus festivais associados de apoiar talentos emergentes, incentivar a exploração artística, promover o networking, promover o intercâmbio cultural e envolver a comunidade local, fornecendo uma plataforma para apresentar o trabalho de cineastas independentes. Filmes de ficção, animação, documentários e experimentais de qualquer gênero e assunto são bem-vindos!
O festival também promove os filmes selecionados em seus canais de mídia social, onde os indicados podem compartilhar suas indicações com seus seguidores.
QURTS is a festival dedicated to short films created from the margins: queer, anti-ableist, anticolonial, trash, low-budget, anti-class, and feminist cinema. All works that exist outside the established canon have a place here.
In its third edition, QURTS centers intersectionality within the LGTBIQ+ community through five short films created by independent audiovisual makers. Founded in 2023 in Plaça del Raspall (Vila de Gràcia, Barcelona), the festival is committed to an intergenerational dialogue that is open to everyone, free, and accessible.
The 2026 edition of the QURTS Festival will take place between March and April and will include two screenings: one in Barcelona and one in Vallbona d’Anoia.
POR FAVOR, LEIA!
Festival de Cinema Subterrâneo Transterritorial — 22ª Edição (2026)
O Transterritorial Underground Film Festival é um evento anual, autogerenciado e descentralizado que, desde 2005, reúne locais e espaços de exibição em várias cidades da América Latina e outros territórios. Sua identidade é baseada na livre circulação de obras audiovisuais, na experimentação formal, na pesquisa estética e na visibilidade de obras que permanecem fora dos circuitos industriais ou hegemônicos.
O festival recebe e exibe produções audiovisuais de todos os tipos: inéditas, experimentais, marginais, independentes, comunitárias ou simplesmente fora da lógica comercial do cinema contemporâneo. É exibido em espaços não convencionais, comunitários, culturais e autogerenciados, criando uma rede transterritorial que opera como uma ferramenta social, política e emocional.
Milhares de obras passaram por essa rede em seus vinte anos de história, transformando a relação entre cineastas, programadores e telespectadores. A 22ª edição continua essa busca, expandindo os modos de exibição e mantendo um programa conectado com linguagens emergentes, risco estético e subjetividades expressas a partir das margens.
Os trabalhos selecionados podem ser exibidos em qualquer local da rede, em exibições de satélite ou em ciclos de viagem subsequentes, sempre em contextos não comerciais e com objetivos culturais, educacionais ou comunitários.
Os locais participantes em 2025 incluíram exibições em Tigre, Quilmes, Ituzaingó, Berazategui, Necochea, Pehuajó e CABA (Buenos Aires), Rio Cuarto (Córdoba), Rosário (Santa Fé) e Tucumán na Argentina; Pamplona e Medellín (Colômbia), Punta del Diablo (Uruguai) e Berlim (Alemanha).
O Cartoon Club — Festival Internacional de Cinema de Animação, Quadrinhos e Jogos, agora em sua 42ª edição, é um dos festivais mais conhecidos da cena italiana.
É uma janela notável para animação, curtas-metragens em particular, incluindo obras de ficção, educacionais, experimentais e de computação gráfica, com uma seção inteira dedicada exclusivamente aos quadrinhos: Riminicomix.
O Festival apresenta CURTAS-METRAGENS ANIMADAS em várias seções:
Prêmio CARTOON CLUB: aberto a curtas-metragens de animação feitos por cineastas profissionais e produtoras.
O PRÊMIO SIGNOR ROSSI: aberto a curtas-metragens animados feitos por estudantes do ensino médio e universitário e por estudantes de escolas de cinema de animação.
Prêmio CARTOON KIDS: aberto a curtas animados voltados para o público infantil. Entre os filmes selecionados para as seções 'Cartoon Club Award' e 'Signor Rossi Award', a direção artística do Festival selecionará, a seu próprio critério, alguns títulos que serão julgados por um júri infantil que determinará o vencedor.
O PRÊMIO CARTOON JUNIOR: aberto a curtas-metragens de animação realizados em oficinas para crianças, na Itália ou no exterior.
O PRÊMIO CARTOON CLUB AI: aberto a curtas-metragens totalmente animados por IA feitos com ferramentas de IA por estudantes, cineastas profissionais e produtoras.
PRÊMIO DE MEIO AMBIENTE DO CARTOON CLUB: entre os filmes selecionados para as seções 'Cartoon Club Award' e 'Signor Rossi Award', a direção artística do Festival selecionará, a seu critério, o título que melhor representa os tópicos de proteção ambiental.
PANORAMA INTERNACIONAL: uma seção não competitiva aberta a curtas-metragens de animação europeus e não europeus.
Além disso, o festival apresenta:
- exposições;
- projetos educacionais e sociais;
- workshops em escolas locais;
- uma das convenções de Cosplay mais populares e divertidas da Itália.
- publicação de livros e catálogos.
O festival acontece em Rimini em vários locais, do centro da cidade à praia, no mês de julho.